quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Memória da Reunião do dia 25/08/2011

Colegas, 
Posto abaixo a memória da nossa reunião do dia 25/08/2011.





Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Pedagógica
Ensino Fundamental
Assessoria Pedagógica da Região Leste

Encontro de Professores de 3º Ciclo
Arte-Educação – 25/08/2011

Presentes: Patrícia Brasil (assessoria 3º ciclo regional leste), Mildred E. de Macedo Haeser (EMEF José Mariano Beck), Andrea Soares Costa e Marília Gazzola (EMEF Heitor Villa Lobos), Maria Maristela Thomas, Marta Ramos Collares, Roselise Ouriques Gomes (EMEF São Pedro), Rosa Maria Trindade Zaffari (EMEF Afonso Guerreiro Lima), Marília Real Guerra e Jusçara Custódio (EMEF Nossa Senhora de Fátima), Lia Mara Pereira de Azevedo, Imara da F. Ungaretti (EMEF Dep. Marcírio Goulart Loureiro), Mariane Selbach Fabris (EMEF Saint’Hilaire);

Após a rodada de apresentação, Patrícia deu as boas vindas e apresentou a sistemática de trabalho da tarde. A proposta do trabalho consistia em 3 etapas: uma discussão sobre a adolescência, seguida de uma retomada das características da rede, finalizando com as práticas pedagógicas realizadas pelos colegas na disciplina de Artes nas escolas municipais de ensino fundamental da região leste.


Para iniciar a discussão assistimos uma pequena esquete do Terça Insana intitulada Adolescente ( disponível no youtube). Desconsiderando que o esquete tratava de uma adolescente de classe média foi realizada a tentativa de encontrar semelhanças com os nossos alunos. Alguns professores não encontraram esta semelhança, e acreditam que os alunos da região leste não se enquadram no adolescente retratado. O adolescente retratado no esquete está buscando um paralelo com os jovens que compõe a geração z, visto que são jovens individualistas, imediatistas, que realizam inúmeras atividades e conexões ao mesmo tempo, que estabelecem uma relação de linearidade com as pessoas, e obviamente com seus professores.
Os professores pontuaram que a questão do tempo é muito efêmera para os nossos alunos. Que encontram dificuldade em construir com eles conceitos de conclusão e de permanência. No entanto a disciplina de Artes por se basear na no exercício da criação possibilita atividades mais soltas, maleáveis e flexíveis.
Quando as aulas de artes estão pautadas nesta perspectiva criativa e em que os materiais estão mais livres e a disposição dos alunos a aula flui, pois as propostas expostas claramente não ficam encaixotadas e os alunos produzem com qualidade.
Sobre a estrutura da rede, os professores relataram d que se perdeu muitas atividades e ações que a arte-educação produziu na rede como o Escola faz Arte. Patrícia ressaltou que estes encontros por área de conhecimento apresentam como objetivo a retomada de uma caminhada de discussão e de construção de uma autonomia da disciplina de Artes. A professora Lia, que é de Teatro, expõe a falta de espaço físico para exercer a atividade de teatral e que nossas escolas não estão organizadas neste sentido e que lamenta os poucos professores de teatro para que pudessem ocorrer trocas pontuais.
Enquanto planejamento os professores relataram sentir falta de troca com seus pares em Artes e houve alguns breves relatos de atividades que estão ocorrendo nas escolas. Na tentativa de dar visibilidade a trabalhos tão bacanas e qualificados surgiu a idéia de criarmos uma exposição itinerante com os trabalhos das escolas da região leste (mostra pedagógica).
Como proposta para o próximo encontro ficou acertado a organização e programação desta mostra pedagógica, bem como a realização de um planejamento de estudos e formações específicas para esta área de conhecimento, para o próximo ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário