quarta-feira, 5 de outubro de 2011

2º ENCONTRO DE PROFESSORES DE ARTES!

Hoje realizamos o nosso segundo encontro de professores de Artes da região leste, embora lamentamos o número reduzido de colegas, realizamos uma reunião muito produtiva.
Organizamos a Iª Mostra Itinerante de Artes na Leste. E acreditamos que será bem bacana!



Leia abaixo a memória do encontro de hoje: 





Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Secretaria Municipal de Educação
Diretoria Pedagógica
Ensino Fundamental
Assessoria Pedagógica da Região Leste

Encontro de Professores de 3º Ciclo
Artes – 05/10/2011

Presentes: Patrícia Brasil (assessoria 3º ciclo regional leste), Mildred E. de Macedo Haeser (EMEF José Mariano Beck), Marília Gazzola (EMEF Heitor Villa Lobos), Roselise Ouriques Gomes (EMEF São Pedro),  Jusçara Custódio (EMEF Nossa Senhora de Fátima);

Conforme combinado no encontro anterior, o grupo se reuniu para organizar a Iª mostra itinerante de trabalhos dos alunos da região leste. A mostra consiste na apresentação de um apanhado de trabalhos realizados na disciplina de Artes com alunos de 3º ciclo e tem por objetivo resgatar um espaço de “exibição” dos trabalhos feitos na região leste, bem como fomentar a troca, a reflexão e a discussão do fazer pedagógico na área de Artes.


Estruturamos que a mostra ocorrerá entre os dias de 24 de outubro e 13 de dezembro, pelas 11 escolas que compõe a região leste. Que cada escola fica responsável em organizar seu material livremente em uma caixa de papel de folhas de ofício customizadas e/ou identificadas com o nome da escola. É possível expor obras tridimensionais ou trabalhos organizados em painéis do tamanho 2,00mx1,60m em material dobrável (tnt, papel pardo, plástico, etc.)  com destaque para o nome da escola e professores organizadores. Juntamente a isto, em folha A4 haverá a apresentação breve do(s) trabalho (s) com a descrição do projeto trabalhos, disciplinas envolvidas, técnicas utilizadas e grupo de alunos atingidos. Bem como no cabeçalho desta folha o nome da escola, endereço e professores responsáveis.  É importante salientar que esta organização foi pensada com o objetivo de ser prática para a montagem e desmontagem bem como seu transporte.  Pensamos na estrutura de painel pois poderá ser afixado em paredes ou em varais nas escolas, já que nosso espaço é limitado e na maioria da vezes inadequado, mas que entretanto, este não deve ser o empecilho para a divulgação de trabalhos tão qualificados desenvolvidos pelos professores de Artes na RME da PMPA.
Há o consenso de que este é um movimento de vanguarda na região leste, e que precisa acontecer, como um pontapé inicial para a retomada de práticas pedagógicas e culturais esquecidas na nossa rede.
Organizamos também o folder de divulgação desta mostra onde haverá breves informações e fotos de alguns trabalhos dos alunos da rede.
Ficou determinado que a mostra acontecerá em datas determinadas e que as escolas se agendarão no calendário abaixo:

Data
Escola
1
24/10 a 27/10
EMEF José Mariano Beck
2
28/10 a 1º/11
EMEF São Pedro
3
03/11 a 07/11

4
08/11 a 10/11

5
11/11 a 17/11

6
18/11 a 22/11

7
23/11 a 26/11
EMEF Heitor Villa Lobos
8
28/11 a 30/11

9
1º/12 a 05/12

10
06/12 a 08/12
EMEF Nossa Senhora de Fátima
11
09/12 a 13/12


Que em cada escola haverá um professor de Artes responsável pela mostra e que na assessoria haverá alguém responsável também.
Que no dia 2o/10 faremos a divulgação junto ao coletivo de professores na formação regional e que no dia 24/10 na EMEF José Mariano Beck organizaremos uma “solenidade” de abertura e depois de encerramento.
Seguindo a reunião foi apresentado o blog da área de artes  e solicitado a colaboração de todos: http://www.artesnaleste.blogspot.com/
Finalizando a reunião organizamos um sucinto planejamento para o ano de 2012: inicialmente ocorrerão encontros bimestrais nos meses de abril, junho, agosto, outubro. Os dois primeiros encontros serão reservados para uma discussão de currículo, o terceiro encontro, previamente pensado em alguém que venha conversar com os professores, ainda sem sugestão de nomes, como uma formação específica para a área de Artes e, finalmente, quarto encontro para a organização da mostra itinerante.
Ficou acertado que a avaliação da primeira mostra ocorrerá por meio virtual, através do blog e de e-mails, já que ela terminará somente em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário